ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Menu Principal > Artigos



Entenda a origem da devoção e do Círio da Conceição em Santarém, no Pará
Postado em 26/11/2017, às 20:02:31
 
A devoção teve origem em 1661, momento em que os jesuítas criaram a Missão Tapajós. Primeiro Círio foi realizado em 28 de novembro de 1919.

 

A devoção a Nossa Senhora da Conceição em Santarém, no oeste do Pará teve origem em 1661, momento em que os jesuítas criaram uma Missão junto a aldeia dos índios Tapajós. O fundador da cidade, à época, o padre João Felipe Bettendorff, construiu a igreja e dedicou à Santa, de quem era devoto. O Círio da Conceição é considerado a segunda maior manifestação religiosa do estado e reúne devotos de mais de 12 cidades da região.

A catedral de Nossa Senhora da Conceição é considerada a construção mais antiga de Santarém. Após o centenário da primeira igreja construída e da fundação de Santarém, o novo prédio foi erguido em 1754, na Praça Monsenhor José Gregório, conhecida como 'Praça da Matriz' no Centro da cidade. O prédio foi construído com duas torres laterais mais baixas do que as atuais. A construção foi considerada concluída em 24 de setembro de 1881.

Alguns historiadores apontam que a princípio, as homenagens à padroeira da Diocese de Santarém eram conhecidas como Círio da Bandeira, em qual durante a procissão se levava um estandarte com uma figura da santa - representação numa moeda, pintura ou escultura - que percorria algumas ruas de Santarém. Tal manifestação teria dado origem ao que atualmente se chama Círio de Nossa Senhora da Conceição.

Há indícios de que a Festa de Nossa Senhora da Conceição tomou um novo fôlego a partir de 1844, quando foi fundada a Confraria de Nossa Senhora da Conceição, que teria como objetivo celebrar o culto à Virgem no dia 8 de dezembro. O primeiro Círio foi realizado em 28 de novembro de 1919. Este ano, a Diocese celebra a edição de número 99. A festa reúne várias celebrações, que começa com as peregrinações pelo município até o arraial.A festa da Conceição se tornou tão importante que passou a integrar o calendário oficial de eventos de Santarém. Ela também é responsável por movimentar o comércio a economia da cidade por meio do turismo religioso. São milhares de devotos de cidades do oeste paraense, além de turistas de vários lugares do país e até estrangeiros. Nesse período, é possível ver ruas enfeitadas com bandeiras, fitas e balões nas cores azul e branco.
A celebração do Círio da Conceição tem início com a transladação na noite que antecede a procissão. No início da noite, após missa na Matriz, centenas de fiéis acompanham o deslocamento da imagem da Catedral à Igreja de São Sebastião, onde ela fica até as primeiras horas do dia seguinte para a grande romaria. Enquanto isso, os fiéis fazem vigília na igreja. Nas orações é priorizada a santidade, o amor, a devoção, a fé e confiança na Santa.

 

Elementos de devoção

 

O Círio reúne os elementos de devoção, considerados simbólicos. Segundo a historiadora Liduína Maia, que também é devota de Nossa Senhora da Conceição, a imagem é o principal elemento, além do manto e a coroa. "Maria tem a coroa e tem o manto de rainha, rainha da nossa devoção, nossa intercessora que nos leva a Jesus. A gente vai ali com Maria e por Maria para chegar até Jesus. Esse é o grande símbolo", disse. 

 

Ainda segundo Liduína, desde as primeiras romarias, muitos hábitos e costumes de devoção permanecem em evidência. “Nós temos a questão de andar com a vela acesa, mesmo de dia, a oração do terço, os altares na frente das casas por onde a Santa vai passar. Aqui em Santarém se marca muito as homenagens com cânticos e fogos. O enfeitar a rua com as bandeirolas e com enfeites de papeis e folhas aromáticas ainda é um costume que se mantém”, destaca.

Segundo historiadores, a imagem que percorre a procissão foi fabricada por volta da primeira metade do século XIX, sendo confeccionada como imagem roca em estilo espanhol, feita em madeira oca, não possui cabeleira e nem membros articulados. Por isso, a tradição da confecção de mantos, rosário, coroa, além da entrega de cabelos de devotas para a confecção de perucas. A imagem é toda preparada pelos fiéis na semana do Círio.

manto está diretamente ligado a imagem e por si só é considerado por historiadores como um importante elemento de devoção e de milagres. A cada ano, a imagem ganha um novo manto, que é doado por famílias em agradecimento a graças alcançadas. A coroa, também colocada na imagem, representa a virgem Maria como rainha, mãe de Deus, da igreja e dos fiéis.

O pagamento de promessas ainda é muito forte e bem presente no Círio. O andar descalço, crianças vestidas de anjo, fiéis com vestimentas parecidas com a de Nossa Senhora da Conceição e de outros Santos. Diversos milagres são atribuídos pelos devotos à Nossa Senhora da Conceição. No Círio, os fiéis pagam promessas em virtude de milagres alcançados, que vão desde curas de doenças, como o câncer, milagres por afogamento, entre tantos outros.

corda também possui um significado especial para os fiéis. Ela foi instituída mais tarde, em 1971, sob influência do Círio de Nazaré e permanece até hoje. Feita de sisal, geralmente possui 200 metros de comprimento. Os fiéis, chamados de cordeiros, percorrem o Círio descalços. Alguns até madrugam no local da saída do Círio para garantir sua posição na corda.
Centenas de fiéis disputam espaço na corda, com o objetivo de agradecer e pagar promessas. A historiadora Liduína Maia, explica que a corda é como se fosse o cordão umbilical que liga os fiéis à Nossa Senhora da Conceição, por isso se tornou um dos principais elementos de fé e devoção. Já para os devotos, segurar a corda é estar tocando em Maria.

 

As homenagens a Nossa Senhora da Conceição no Círio são prestadas durante todo o percurso do Círio, desde a saída, até a chegada no elevado da Praça Matriz. A homenagem mais comum e que permanece nos dias atuais é enfeitar a frente das casas, com altar, toalhas e réplicas da igreja Matriz. Corais, cânticos e queima de fogos também estão bem presentes.

Foi a devoção em Maria que inspirou a composição do hino de festa. A letra é de 1971, do então poeta e escritor Emir Bermeguy, a pedido do vigário da catedral, à época, o Frei Vianney Muller. A intenção Bermeguy foi de compor um hino que marcasse a festa e a Catedral da Conceição. Atualmente, o hino é considerado um dos símbolos da festa. (confira letra e o hino abaixo)

A cidade outra vez se embandeira,
Ganha enfeites de alegres quermesses:
Chega a festa de sua Padroeira,
Grato ensejo de risos e preces.
Santarém do folclore bonito,
Das canções e do azul Tapajós,
Hoje aos céus faz subir este grito:
"Rogai sempre, Mãezinha, por nós"!

Proclamamos, ó Virgem Maria,
Neste instante de santa emoção:
Santarém nunca mais poderia
Retirar-Vos do seu coração!

O Caminho, a Verdade e a Vida,
Encontramos no amado Jesus,
Mas sabemos que Vós, Mãe querida,
Sois o atalho que a Cristo conduz.
Este povo piedoso, ó Senhora,
Vos aplaude, contrito, de pé,
E entre as palmas vibrantes implora
Que aumenteis sempre mais sua Fé!

 
 
 

Hino de Nossa Senhora da Conceição

barraca da Santa, criada em 1932, é outro ícone da festa. Ela é montada bem antes do grande Círio. É o espaço onde são vendidas comidas e bebidas típicas da região, entre eles o pato no tucupi. A barraca passou a ser um local de encontro das famílias tradicionais e de pessoas que visitam a cidade no tradicional arraial, que começa no dia do Círio.

Dois momentos de queima de fogos são considerados importantes para a simbologia do Círio. Um deles é durante a passagem da imagem em frente ao Sindicato dos Estivadores, onde a explosão de fogos chega a durar até 15 minutos. Outro marco está no último dia da festa, quando fogos de artifício são lançados de uma balsa no rio Tapajós à meia noite.

Uma procissão, parecida com a do Círio oficial é o Círio das Crianças, criado em 2007. A procissão reúne centenas de famílias e pecorre ruas e avenidas de Santarém. Este ano, o Círio das Crianças saiu da igreja Nossa Senhora de Aparecida com destino à Igreja Matriz. Acompanhada de seus pais, crianças seguiram por um percurso mais curto para homenagear e agradecer a Virgem Maria.

 

Círio 2017

 

A tradicional romaria foi neste domingo, dia 26 de novembro, saiu às 7h da Igreja de São Sebastião, até a Praça da Matriz. Antes da saída, ocorreu a missa de envio, presidida pelo bispo da Diocese de Santarém. O percurso do Círio é de quase 7 km. Na chegada, ocorre mais uma missa, presidida pelo bispo. A festividade de Nossa Senhora da Conceição 2017 destaca o tema: "Maria, Serva e Missionária".

Homenagens na igreja Nossa Senhora de Fátima, no Círio da Conceição 2016 em Santarém (Foto: Andressa Azevedo/Arquivo/G1)

 
 

Artigo Visto: 1860 - Impresso: 43 - Enviado: 0

ATENÇÃO! Todos os artigos disponíveis neste sítio são de livre cópia e difusão desde que sempre sejam citados a fonte www.radiodeusamavoce.com.br

 
 
Copyright 2014 - 2024 - www.radiodeusamavoce.com.br - Todos os Direitos Reservados
Sistema desenvolvido por www.espacojames.com.br

Acesso Webmail